quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Comentário sobre o livro:Por que as comunicações e as artes estão convergindo?


Neuza Maria de Oliveira Marsicano
SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo?
São Paulo: Paulus, 2005.
O livro de Lúcia Santaella, Por que as comunicações e as artes estão convergindo? Interessou-me particularmente pela oportunidade que tive de conhecer a autora no I Colóquio de EAD realizado na UFSJ, em junho de 2009 e por unir duas áreas que têm caminhado juntas, mas que, nem por isso, têm sido suficientemente discutidas.O livro faz parte da coleção Questões Fundamentais da Comunic ação, e se mostra, como o próprio título sugere, uma obra muito mais voltada para o levantamento de questões que servem como pontos de partida para a reflexão, do que para a apresentação de respostas conclusivas.
O livro é dividido em temas que foram selecionados de acordo com oque a autora considerou pertinente para as discussões e reflexão. Coloco aqui as temáticas, utilizando os títulos que a autora colocou no índice do livro: Pontos de partida para a reflexão; As afinidades e atritos entre a fotografia e a arte; O cinema experimental e o cinema como arte; A arte e a industrialização da cultura; As mídias e as imagens artísticas; A pós-modernidade e a desterritorialização da cultura; O vídeo e as artes; A comunicação digital e as artes interativas. Interessante a linha de tempo em que autora descreve a cultura humana relacionada a era das civilizações.
Logo no início do livro a autora faz a contextualização das artes visuais desde o Mundo Antigo até o Renascimento.São considerações importantes feitas também pela autora sobre os acontecimentos ligados á Revolução Industrial.
Acredito que a leitura deste livro contribui para entendermos melhor a compreensão das transformações que ocorreram tanto no campo das artes como no campo da comunicação e que, em determinado momento, passaram a convergir de forma importante. A autora nos mostra ainda, neste livro que tanto as artes como comunicação estão inseridas em nosso dia nas mais variadas formas. Finalizando é um livro que indico.
Neuza Maria de Oliveira Marsicano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário