sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Selva de Dados Chamada Internet





Escrito por Jorge Augusto Monteiro Carriça

Revista Gestão Universitária nº214

Pra quem já passou dos 40, é muito comum ver uma recusa enorme em se interar com toda essa tecnologia que o mercado coloca à disposição, porém ela está por toda a parte e por mais que você relute, ela vai continuar por ai, tomando cada vez mais espaço, e levando a sociedade rumo a interação total. I-pod, I-phone, I-doser, Wireless, Wi-fii, Mp10, Touch Screen, entre outros termos em inglês são geralmente usados e mundialmente aceitos, já que quando se fala em tecnologia o mundo todo fala a mesma língua. Estar “antenado” com a tecnologia requer um pouco de esforço no começo, mas depois que se “pega o jeito”, a vida fica muito mais fácil e divertida. As redes de amigos multiplicam-se dia após dia e cada vez mais pessoas tem acesso ao mundo virtual. Essas redes como Orkut, facebook, twitter, entre outras, são conhecidas por aproximar pessoas e criar um círculo de amizade virtual que pode facilmente ser transportado para o real, então os usuários desse mundo paralelo à nossa realidade não usam somente para procurar namorado ou para publicar as fotos das férias, mas a internet hoje é uma importante ferramenta para divulgação profissional, e aprimoramento, já que é cada vez mais fácil encontrar artigos, e-books, e matérias sobre os mais variados assuntos. Todos “navegam”, então aprenda a utilizar toda essa tecnologia para a auto-promoção, para mostrar ao seu círculo de amigos ou colegas de trabalho o que você gosta de fazer, ler, comer, e todas as suas preferências de trabalho. Venda sua imagem do jeitinho que você quer que os outros o vejam.
O maior benefício que o mundo virtual nos proporciona é a gratuidade, escrever, ler ou publicar algo é geralmente gratuito e tem repercussão mundial, isso sem falar nas listas de contatos que são intermináveis e mandam milhares de e-mails de uma só vez divulgando o que você quiser em tempo real, seja um produto, promoção, serviço, poema, piada ou qualquer outra coisa que se espalha quase que automaticamente pela grande rede. Para ler o artigo completo veja site:

http://www.gestaouniversitaria.com.br

sábado, 20 de fevereiro de 2010

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE HISTÓRIA LABEPEH/UFMG

CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS/CURSISTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE HISTÓRIA LABEPEH/UFMG

CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS/CURSISTAS

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A DIVERSIDADE: PATRIMÔNIO E PRÁTICAS DE MEMÓRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História Labepeh/UFMG e o Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais – CAED/UFMG – FAZEM SABER que no período de 01 de fevereiro a 07 de maio de 2010 estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de 50 alunos para o “Curso de Aperfeiçoamento em Produção de Materiais Didáticos para a Diversidade: Patrimônio e Práticas de Memória numa Perspectiva Interdisciplinar”, que será realizado nos seguintes pólos UAB/UFMG:

Araçuaí, Conceição do Mato Dentro, Confins, Governador Valadares e Juiz de Fora, na modalidade a distância, com carga horária de 180 horas. O Curso está sob a coordenação Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História Labepeh/UFMG, sob a ação da Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Universidade Federal de Minas Gerais. As inscrições serão realizadas online através de email do Labepeh/UFMG – labepeh.ufmg@gmail.com. Serão ofertadas 250 (DUZENTOS E CINQUENTA) vagas, sendo 50 (cinquenta) vagas para cada um dos 05 (cinco) polos UAB de Minas Gerais: Araçuaí, Conceição do Mato Dentro, Confins, Governador Valadares e Juiz de Fora.

Edital completo site: www.labepeh.ufmg.br Informações Pólo de Juiz de Fora:Centro de Formação de Professores Espaço Bernardo Mascarenhas.

Informações sobre o Curso enviadas por Mauro Roque , amigo e seguidor do Blog.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Revist Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância



A "Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância" (RBAAD) é um jornal eletrônico interativo com foco em pesquisa, desenvolvimento e prática da educação a distância em todos os níveis educacionais, formais e informais, e em todas as tecnologias disponíveis. http://www.abed.org.br/revistacientifica/_brazilian/default.htm


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mestrado em Educação a Distância


Slide 1

Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)

O Mestrado em Educação surge como fruto de um convênio específico de colaboração entre a Universidade do Jaén (Espanha), a Universidade de León (Espanha) e a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), por isso conta com sua experiência no ensino-aprendizagem a distância em diferentes áreas de conhecimento como: Meio ambiente, Saúde e Nutrição, TIC, Formação de Professores de Línguas, Organização Empresarial e Recursos Humanos, etc.A Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER outorga, periodicamente, Bolsas de Estudo. Caso deseje obter mais informações ou conhecer as próximas datas de convocatória para concessão de bolsas, entre em contato para receber nossa assessoria, atendendo as suas necessidades de formação e perfil profissional. Para maiores informações consulte o site:

http://www.funiber.org.br/areas-de-conhecimento/formacao-de-professores/mestrado-em-educacao/

Sede Central no Brasil: Sede Central - Florianópolis

Rua Vento Sul, 126. Campeche.
Florianópolis/SC - Brasil - CEP:88063-070
Fone/Fax: 55 (48) 3239.0000
Informações: 0800 644 4004 - 0300 140 4040
brasil@funiber.org

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bolsas de pós-graduação na Espanha





Agência “FAPESP“: A Fundação Carolina anunciou a abertura de processo seletivo para 1.645 bolsas para estudantes de países ibero-americanos interessados em cursar pós-graduação na Espanha. As inscrições, na maior parte dos casos,estarão abertas até o dia 1º de março. A iniciativa do governo espanhol oferece auxílio financeiro que varia de acordo com cada modalidade. As bolsas são voltadas para praticamente todas as áreas do conhecimento. Das 1.645 bolsas, 1.092 são para estudos de pós-graduação, 248 para doutorado ou pesquisas de curta duração e 252 para a formação permanente. Esta última modalidade é direcionada exclusivamente a latino-americanos e espanhóis. O processo seletivo consiste em análise de currículo e entrevistas pessoais. As avaliações serão feitas por uma comissão julgadora, composta por integrantes da Fundação Carolina e das universidades que oferecem os cursos. São quatro os programas de estímulo à formação da Fundação Carolina: Bolsas de Pós-Graduação, Bolsas para Doutorado e Pesquisas de Curta Duração, Bolsas de Formação Permanente e Auxílios para Pesquisa. Mais informações: http://gestion.fundacioncarolina.es

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Curso de Formação de Profefessor a Distância



Foram prorrogadas as inscrições para os cursos de formação continuada a distância destinados a professores de rede municipal. Os interessados têm atè segunda feira para se inscreverem, no site www.mec.gov.br. Para fazer o cadastro, o candidato deve clicar no professor da rede publica e seguir as instruções. Em Juiz de Fora, são oferecidos seis cursos. A plataforma Freire è um sistema desenvolvido pelo MEC e oferece, gratuitamente, cursos de graduação e pós graduação aos professores da rede pública.
Abaixo o link com o passo a passo para o acesso a Plataforma Freire.
http://www.youtube.com/watch?v=j45nnUVIlmU


Capacitação — Segundo o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, o ProInfo é composto de três ações básicas: infra-estrutura, capacitação de professores e conteúdos digitais. “Queremos garantir uma sala de aula mais dinâmica e, para isso, além de entregar os computadores, lançamos o Portal do Professor, e vamos capacitar 100 mil professores até o fim do ano”, explicou.

CINEMA EM CASA



Filmes indicados:
* O óleo de Lorenzo, um filme baseado em fatos reais.
* Sociedade dos poetas mortos, que mostra como a educação e o envolvimento com a busca de conhecimento podem transformar a vida das pessoas.

* Meu nome é Rádio o autor denuncia antes de tudo a exclusão social que faz com que as pessoas que apresentam necessidades especiais fiquem à margem da sociedade .