terça-feira, 30 de março de 2010

UAB oferecerá cursos de mestrado profissional


A partir de 2011, a UAB (Universidade Aberta do Brasil) passará a oferecer os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu a distância. As primeiras vagas serão abertas a partir do primeiro semestre de 2011. Atualmente, são disponibilizadas vagas em cursos de graduação e especialização. Estão previstas, a princípio, a criação de dois cursos de mestrado profissional: educação infantil e docência em matemática para escola básica. A decisão é um marco na modalidade, já que não existem mestrados a distância no Brasil. A novidade, divulgada com exclusividade por Celso José da Costa, coordenador-geral do sistema, integrará o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica do MEC (Ministério da Educação).

segunda-feira, 29 de março de 2010

Seleção de sites relacionados com o universo da Educação a Distância.Linklinks







Biblioteca Virtual de Educação a Distância
Brasil Educação sem Fronteiras - BESF
e-learning Brasil
Escola do Futuro - USP
Ferramentas para Educação a Distância
Guia EaD
ICDE
Revista Seednet
Secretaria de Educação a Distância
Universia

quinta-feira, 25 de março de 2010

DICA



Hoje recebemos um e-mail muito legal sobre o site Livro Clip, e que pode ser utilizado facilmente em sala de aula. Funciona mais ou menos assim: o site reúne diversos jogos de pergunta e respostas, com vários temas, porém, sempre relacionados com alguma obra literária. Além de divertido, dá para conhecer obras e autores e ainda relembrar o nome daquele clássico que estamos adiando leitura.
O endereço é o: www.livroclip.com.br


terça-feira, 23 de março de 2010

Evento discute os limites e horizontes da Inovação na Escol




Entre os dias 12 e 15 de maio, São Paulo sediará a 17ª Educar (Feira Internacional de Educação), o 17º Educador (Congresso Internacional de Educação) e o 6º Educador Management (Seminário de Gestão em Educação). O evento contará com mais de 60 temas atuais e inovadores, apresentados por palestrantes nacionais e internacionais, para um público estimado de 3 mil pessoas. Segundo Marcos Melo, da Futuro Eventos, que assume a organização do evento com o objetivo de revitalizar os conteúdos programáticos e criar novas ações para o seu desenvolvimento, o Educador oferecerá aos profissionais acadêmicos o que há de mais novo no pensamento pedagógico, com propostas de diversas regiões do Brasil e do exterior. Já o Educador Management discorrerá sobre os mais eficientes modelos de gestão para o subsídio de administradores e mantenedores de instituições de ensino. E a Feira Educar, exposição paralela aos Congressos de Educação e Gestão, contará com mais de 60 empresas expositoras de produtos e serviços. www.futuroeventos.com.br
Siga no Twitter: @Educador_Educar



sábado, 20 de março de 2010

No Canadá, mercado dá preferência aos formados a distância



Interessante notícia e entrevista publicada no 13 de março no jornal Folha Dirigida sobre a visita do professor Canadense Rory McGrael no Brasil.

Numa parceria entre a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e o Consulado do Canadá, o educador Rory McGreal, vice-presidente e pesquisador da Athabasca University, veio ao Brasil para uma série de palestras sobre o desenvolvimento da EAD. A primeira palestra ocorreu no Consulado, em São Paulo, na última quarta-feira, dia 10. Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, Rory McGreal falou do panorama da EAD no Canadá, país onde, no lugar de sofrer preconceitos, a modalidade é valorizada pelo mercado de trabalho. O educador falou ainda do problema da falta de centralização na educação de lá, e sobre alguns cursos inusitados da instituição em que atua. Qual o cenário da Educação a Distância no Canadá? O Canadá é dividido em 10 províncias independentes, como se fossem países, e estamos tentando superar isso. A Universidade de Athabasca é a única universidade aberta no Canadá, e temos alunos em todas as províncias. Temos por volta de 40 mil estudantes e grande oferta de cursos. Somos os principais líderes, parte da Universidade Virtual do Canadá, uma associação de 12 universidades canadenses, que compartilham créditos, trabalham juntos para trazer alunos de vários lugares do país. Trabalhamos com pessoas de regiões muito remotas, do extremo norte, que têm uma pequena população lá, e os servimos em pequenas cidades e vilas. Cada vez mais temos usado a tecnologia. Todos nossos cursos, agora, são online, e a maioria das universidades no Canadá, inclusive as tradicionais, está usando o e-learning de alguma forma.


Revistas: Profissão Mestre e Gestão Educaciona



A Fundação Editora Unesp disponibilizou 44 livros para download gratuito. As obras, inéditas em formato digital, são das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Há vários títulos que podem interessar os profissionais de educação, como Complexidade da formação de professores – Saberes teóricos e práticos, de Marilda da Silva, e Cadê o brincar – Da educação infantil ao ensino fundamental, da autora Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros. Confira esta notícia completa e outros assuntos no blog das revistas Profissão Mestre e Gestão Educacional. Acesse:
http://profissaomestreegestaoeducacional.blogspot.com



sábado, 13 de março de 2010

Dia Internacional da mulher



Dia Intenacional da mulher...11 de março Alterando a temática, porem aproveitando este espaço de divulgação de idéias, registro mensagem para Dia Internacional da mulhertodas as mulheres amigas, seguidoras e leitoras deste Blog.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Lançamento do Livro “Educação A Distância:da legislação ao pedagógico"



O lançamento do Livro Educação a Distância: da Legislação ao Pedagógico publicado pela Editora Vozes lançado na terça-feira no Centro de Formação de Professores,no Espaço Bernardo Mascarenhas foi um sucesso. Na abertura a professora Lígia Aparecida Dias e também co-autora do livro proferiu palestra sobre a influência das novas tecnologias nos dias de hoje..para formação de professores.. Apos autógrafos foi servido um coffee break aos presentes.

O livro dividido em três capítulos tem como objetivo oferecer subsídios aos profissionais da área em relação aos aspectos pedagógica Segundo a professora e tambem co-autora do livro, Rosilânia Aparecida Dias, a intenção é divulgar o modelo de educação a distância, dar uma visão geral (histórica, legislativa e pedagógica) ao leitor e servir como referencial para quem atua em EAD.