domingo, 21 de novembro de 2010

Segundo dia do Primeiro Encontro Regional deT utores na UFJF


Atividades de sábado de manhã deram destaque para relatos de experiência de tutores e aponta a inquietação da categoria.Diversas instituições presentes para dar seu relato sobre a forma de trabalhar e o papel do tutor em suas instituições. Presenciamos um debate muito interessante que nos permitiu vislumbrar a grande diversidade que compõe o trabalho de ensino a distância dentro do sistema da Universidade Aberta do Brasil.Após o término dos relatos o evento prosseguiu na FACED onde houve a Mostra Olhar do Tutor, que trouxe diversas produções de tutores da UAB/FACED sobre suas experiências na tutoria, seja no dia a dia das disciplinas ou nas visitas aos pólos.Ainda no mesmo espaço tivemos uma apresentação cultural com o Ator, Diretor, Artísta Plástico e Professor, Henrique Simões, com um belo recital de Carlos Drumonnd de Andrade, ponto alto do evento.

Destaque: presentes no nosso encontro, a equipe da TV Brasil fez diversas entrevistas e produzirá um programa especial para a TV Escola sobre o tema da educação a distância.

Primeiro Encontro Regional deTutores na UFJF


O primeiro dia do Primeiro Encontro Regional de Tutores na UFJF foi um sucesso. Desde cedo as equipes de organização trabalharam para receber os inscritos.Com o anfietatro do CCS lotado, a mesa, composta pelos professores Regina Coeli (FACED), Flavio Takakura e José Aravena (CEAD - representando também o reitor), Hilda Micarello (coordenadora geral da UAB-FACED) e Debora Bastos (coordenadora do encontro), deu as boas vindas aos presentes.O Professor Daniel Mill da UFSCAR fez a palestra de abertura, debatendo a função e as perspectivas do tutor e o ensino a distância. Após a solenidade de abertura e a pallestra do Professor Daniel Mill foi servido um fino cocktel.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Biblioteca Virtual


O Dia Nacional da Leitura, comemorado em 12 de outubro, foi instituído em 2009 pela Presidência da República após intensa mobilização liderada pelo Instituto Ecofuturo, ONG que mantém entre suas ações campanhas para incentivar a leitura. A edição deste ano, com o slogan “Todia dia é dia de ler. Lê para mim!”, tem como novidade a criação de uma biblioteca virtual com textos, dicas e acervo para promoção da leitura. Para conhecer o conteúdo acesse aqui. Os educadores poderão encontrar diferentes materiais para auxiliá-los neste trabalho, desde as publicações Passaporte Brincar de Ler e Passaporte da Leitura e da Escrita, com dicas sobre como iniciar uma rotina de leitura na vida das crianças, sugestões de livros para cada fase da infância e adolescência até o Roteiro para Leitura Pública, que mostra como se preparar e organizar um ambiente para uma leitura em grupo.

Os benefícios da leitura são inúmeros desde a infância: ler em voz alta ajuda no desenvolvimento da linguagem falada e na aprendizagem da escrita, além de estimular a curiosidade e a criatividade. Porém como ninguém nasce leitor, é preciso estimular este hábito. Segundo os dados de 2008 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a maioria das pessoas no País prefere assistir televisão no tempo a fazer qualquer outra coisa. Dos pesquisados, 35% declararam que gostam de ler. Entretanto quando há um professor na família esta porcentagem sobe para 46%, o que revela a importância da influência de um educador. A especialista Eliana Yunes, responsável pela Cátedra Unesco de Leitura da PUC-RJ, afirmou em entrevista à Profissão Mestre de setembro que a leitura precisa ser uma experiência partilhada na escola e em casa para ser capaz de formar novos leitores.

E você, gosta de ler? Você lê para os seus alunos e para os seus filhos? Comente aquí.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

UFJF sedia o 1º Encontro Regional de Tutores a Distância


O que é ser tutor? O que é ser docente? E quais as atividades desenvolvidas pelo tutor a distância? Esses são os questionamentos que motivam a realização do 1º Encontro Regional de Tutores a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encontro será realizado nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010 e a sua proposta é ampliar a discussão sobre temas relacionados à tutoria, tanto no âmbito local quanto em outras esferas.O encontro tem como objetivo discutir o papel do tutor a distância junto às Instituições de Ensino Superior brasileiras e junto a Universidade Aberta do Brasil.A programação completa do evento pode ser encontrada no site: www.ufjf.br/encontrodetutores

Palestra: “Paisagens do Conhecimento”


O matemático e analista francês Michel Authier. Diante do anfiteatro do ICE lotado, ele falou sobre conhecimentos, saberes e Educação a Distância.Reafirmando o que diz em seu livro “Árvores de Conhecimento”, Authier falou sobre a bagagem de saberes que cada indivíduo carrega consigo e a relacionou com a educação. “A vida constitui uma acumulação de conhecimentos por e para nós mesmos e constituiu um grande espaço de conhecimento. Tanto na educação presencial quanto na à distância, encontramos nosso espaço de conhecimento e temos, por efeito, a missão de enriquecê-lo ou continuá-lo. Isso acontece não só no espaço, mas também no tempo. É engraçado a gente questionar sobre a distância, mas não se questionar sobre sincronia e assincronia. A EAD permite colocar sempre coisas assincronisadas, já o ensino presencial cria uma ilusão de sincronia”.

Intervenções artísticas também foram destaque destaque no II Colóquio


Para estarem em sintonia com o tema, diversas intervenções artísticas acontecerão durante o evento. A intenção é de que o Colóquio não seja apenas um espaço de discussão, mas também uma possibilidade de mergulho nas artes.Apresentações e exposição de diversas linguagens artísticas, como música, fotografia e teatro, estarão acontecendo ao longo do evento em diferentes momentos e prometem surpreender os participantes.

Abertura do II Colóquio de EAD --Edição Internacional


A abertura do II Colóquio de EAD, aconteceu no salão de Eventos do ICE. Com uma rica programação a abertura teve início as 17:00 hs com o credenciamento,AS 19:00hs cerimonia oficial com presença do Diretor e Coordenado do CEAD,representes da Universidades parceiras, palestrantes estrangeiros convidados, professores tutores e alunos. O coordenador do CEAD em sua fala enfatizou que recentemente, a EAD despontou no cenário nacional com fôlego diferenciado em relação à década passada e vem mostrando que está posicionada para enfrentar alguns problemas recorrentes na educação brasileira. O foco da discussão do Colóquio Regional tem desdobramentos de grande relevância não apenas para a Educação a Distância, mas para o ensino como um todo, pois critérios de qualidade, normativas, modelos pedagógicos, tecnologias e a subjetividade dos sujeitos envolvidos são preocupações que não devem se restringir ao domínio específico de uma ou de outra modalidade. Em seguida uma apresentação cultural e servido um fino Cocktel de confraternização.