domingo, 23 de outubro de 2011

Lançamento da Revista 5º encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares no contexto das novas mídias


O artigo "Algumas considerações sobre o www.dominiopublico.gov.br" de minha autoria foi publicado na Revista 5º encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares no contexto das novas mídias...Edição comemorativa do 5º Encontro das Bibliotecas..Artigos intessantes...vale a pena leitura.
Não faz muito tempo, recebi via e-mail um apelo para que o sítio da biblioteca digital do Ministério da Educação, o Domínio Público não fosse desativado. Acredito que a mensagem deva ter chegado a milhares de cidadãos, que assim como eu, ficaram em polvorosa diante da iminente desativação de um tesouro histórico-cultural-digital. Lançado em 2004, com um acervo de 500 obras (que cresce em proporções geométricas graças ao empenho do MEC e hoje totaliza quase 200 mil arquivos disponíveis), sua proposta é compartilhar o conhecimento de forma democrática a todo e qualquer usuário da Internet, servindo de referência para professores, alunos, acadêmicos e para toda a população. É definitivamente um espaço aberto para mais um tipo de convergência da sociedade em prol da cultura e da educação, sem falar na questão da preservação e disseminação da literatura, artes e música. O internauta poderá: apreciar pinturas dos mestres consagrados, tais como Da Vinci; escutar músicas; ler Machado de Assis, Dante Alighieri; ler historinhas infantis, fábulas; pesquisar artigos científicos, teses e dissertações e acompanhar os vídeos da TV Escola, por exemplo. Eis uma diversidade que torna o espaço essencialmente democrático, cuja missão alinha-se ao perfil diverso dos usuários da rede mundial de computadores. Diante do risco de ser desativado, as pessoas foram sensibilizando. Consequentemente, os acessos, e-mails enviados e os chamados hints (entendido como qualquer resposta do servido a uma solicitação feita pelo navegador) aumentaram substancialmente. Assim, o portal parece estar longe de cair no ostracismo. Contudo, cabe a nós, educadores e formadores de opinião a divulgação de boas fontes de pesquisa como essa. Assim, a Internet pode ser encarada não como uma concorrente das bibliotecas convencionais, mas sim como uma complementação para direcionar nosso estudantes também no ambiente virtual de aprendizagem (AVA).. Um dos objetivos a que se pretende é também “induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos. Apesar das estatísticas reconfortantes do sítio, é triste perceber que alguns milhares de acessos mensais ainda são pequenos em se comparando com outros tipos de acesso da web, sem contar os vídeos virais que chegam a avalassadores milhões de acessos em menos de 24 horas!Fica aqui o recado a quem possa interessar: vale a organizar uma biblioteca digital também em nossos computadores pessoais. Se faltar inspiração, no www.dominiopublico.gov.br o leitor poderá conferir os 50 títulos mais baixados também

O termo “domínio público” corresponde à uma condição das obras que perdem os direitos autorais.I sso a partir de algumas décadas a partir do falecimento do autor. O prazo estipulado varia de país para país ( de 50 a 100 anos após o falecimento do autor).

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Só universidade federal pode revalidar diploma de graduação a distância


Noticia interessante para quem concluiu ou deseja estudadar no exterior:A revalidação de diplomas de cursos de graduação a distância emitidos por instituições estrangeiras passa a ser de responsabilidade exclusiva das universidades federais credenciadas pelo Ministério da Educação, desde que ofereçam curso equivalente na mesma modalidade. A norma foi estabelecida pela Portaria Normativa nº 21 do MEC, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 14/10/2011 seção 1, página 15. A consulta às instituições credenciadas para a oferta dessa modalidade de ensino pode ser feita na página eletrônica do Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para Educação a Distância e Polos de Apoio Presencial (Siead) do MEC. A relação dos cursos oferecidos está disponível no Cadastro e-MEC.

sábado, 15 de outubro de 2011

Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância


Começou dia 3 de outubro, o VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, o Esud 2011, em Ouro Preto, Minas Gerais. O tema desta edição é “A EAD e a Transformação da Realidade Brasileira” e visa a abordar os aspectos da modalidade no campo social, com intuito de evidenciar as potencialidades para a transformação da realidade brasileira.
O Pró-Reitor de Assuntos Acadêmicos da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Flávio Takakura, participou do primeiro dia do ESUD. O ex-diretor do Centro de Educação a Distância da UFJF apresentou o minicurso “Gerenciamento em EAD”. A proposta desta atividade é de co-autoria da professora Eliana Ferreira, coordenadora da Especialização de Esportes e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência, da mestranda em Gestão de Projetos, Kahan Monteiro de Carvalho e do Coordenador Pedagógico da Especialização, Otávio Rodrigues de Paula.
O minicurso destacou a gestão e a sistematização dos projetos pedagógicos da modalidade a distância, a partir da experiência do curso Esporte e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência. Segundo Takakura, a experiência no Cead/UFJF permitiu a organização da estrutura de um curso a distância baseado, sobretudo, na gestão de projetos, independente do órgão fomentador.
Na oportunidade, o professor catedrático da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNEDE – Madri), Santiago Castillo, apresentou a vivência e conhecimento em EAD da instituição espanhola que há 30 anos oferece cursos na modalidade. De acordo com a professora Eliana Ferreira, a vantagem é poder correlacionar a fala do professor Castillo ao que foi realizado na especialização do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Na quarta-feira, o Pró-Reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone, ministrará a palestra “Ensino presencial e Ensino a distância”.

I Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância.O número de alunos do Ensino a Distância (EAD) cresceu 4.500% no Brasil em um período de oito


O número de alunos do Ensino a Distância (EAD) cresceu 4.500% no Brasil em um período de oito anos, segundo dados do Ministério da Educação. Para discutir o futuro desta modalidade de ensino, que cada vez mais atrai estudantes no país, a Estácio, em parceria com Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância (ANATED), promoverá nesta sexta (30/09) e sábado (01/10), no Rio de Janeiro, o I Seminário Nacional de Tutores da Educação a Distância.
O evento, que acontece nas instalações da Estácio do campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca, vai mobilizar milhares de pessoas ligadas ao EAD, que divulgarão trabalhos, pesquisas e experiências vivenciadas no dia a dia do Ensino a Distância. Entre os participantes do encontro estará o catedrático Santiago Castillo, da Universidade de Madri, instituição que tem 160 mil alunos em seus cursos a distância.Na oportunidade apresnetei Relato de experiência sobre o Curso de FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES À DISTÂNCIA: ANÁLISE DO CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.


Meu trabalho foi aprovado e na oportunidade apresentei Relato de Experiência: