segunda-feira, 18 de junho de 2012

Interatividade na Educação

Tema ou Assunto: Interatividade na Educação
1. Ferramenta escolhida:
Ferramentas sugeridas: vídeo; texto; fórum pergunta-resposta

2. Objetivos a serem atingidos:
Assistir ao vídeo
Vídeo com o Profº Dr. Marco Silva

http://www.youtube.com/watch?v=ShRODbkFIJ0
Fazer a leitura dos textos:
O que é interatividade | Desafio para o ensino | Conversando sobre interatividade | Links
http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/o_que_eh.html#O que é interatividade
Objetivo: Inteirar-se das discussões levantadas pelo professor doutor Marco Silva, autor do livro Sala de Aula Interativa, acerca da interatividade e das possibilidades de se explorar o potencial interativo com ou sem tecnologia em sala de aula.
Atividade 2: Forum Pergunta-Resposta
Depois de assistir ao vídeo e ler os textos referentes às possibilidades de usos da interatividade em sala de aula, você deve ter se lembrado de alguma experiência particular com seus alunos. Em sua prática docente, as tentativas de interação devem ser constantes, apesar de que nem sempre os resultados coincidem com o que havíamos planejado, não é mesmo?
O objetivo desse fórum é promover uma troca entre os cursistas para que possamos nos enriquecer com as vivências dos outros. Então, questione, provoque seus colegas. Conte alguma experiência sua relacionada ao tema e peça a opinião de seus pares. Se não se lembrar de nada, pense em uma situação hipotética para o uso da interatividade a fim de levantar a discussão.
Cada aluno deve fazer ao menos uma pergunta e responder a, no mínimo, três questões propostas pelos colegas.
Referências:
FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil,
2008
RAMOS, Daniela Karine. Possibilidades e Formas de Colaboração: Um Estudo com alunos do Ensino Fundamental: Texto disponível em http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14364 
Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem. Em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/151043NovasFormasAprender.pdf
Silva, Marco. Sala de aula interativa, Quartet, 2000;Rio de Janeiro 2009


quinta-feira, 14 de junho de 2012

BLOG : UM DIÁRIO VIRTUAL


Talvez você conheça alguém que foi adolescente na década de 1980 (ou mesmo você tenha sido). Um hábito muito comum naquela época (além de colecionar as figurinhas Amar é... e papel de cartas) era registrar no diário secreto (alguns tinham até chave) os sentimentos, desejos e frustrações do dia-a-dia da vida. Os adolescentes de hoje continuam com esse hábito. No entanto, o meio para isso mudou, pois passaram a escrever on-line, utilizando o blog. O que era segredo já não precisa ser mais.
É preciso que se diga que o blog (abreviação de weblog) não é restrito a adolescentese que nem todos têm acesso a essa ferramenta porque também a internet ainda não está democratizada no país.
Há blogs com caráter jornalístico, com conteúdo político e, é claro, de entretenimento. E por que não um blog com fins pedagógicos? Ainda há receio de educadores sobre essa ferramenta, principalmente porque consideram a escrita teclada uma variação inadequada da linguagem escrita. Por outro lado, há aqueles que a consideram criativa, promotora do exercício da imaginação e incentivadora da leitura.
Conflitos teóricos à parte, o blog pode servir como espaço de intercâmbio e de colaboração; espaço de debate e de integração. Esse ambiente pode tornar visível a produção dos autores, permitindo autoria múltipla. Pode também ser utilizado para avaliação de forma longitudinal. Isso permite registrar a história dos esforços, progressos e conquistas dos alunos.
Interessante ainda é pensar que o blog pode propiciar debates entre turmas de escolas ou de universidades sobre determinado assunto. Este tipo de atividade tem potencial educativo, uma vez que desenvolve competências de pesquisa de informação e de domínio da comunicação escrita, contribuindo para o exercício da tolerância a pontos de vista  diferentes.

 2 (MAIA e MATTAR, 2007)