domingo, 20 de setembro de 2015

Muito além do Casarão Imponente.


                       
 Muito além do Casarão Imponente...


Neuza Maria de Oliveira Marsicano

Do ponto de vista arquitetônico e urbanístico, a Avenida Rio Branco configura-se como um espaço singular no contexto da cidade de Juiz de Fora. As edificações situadas ao longo da Avenida Rio Branco, requintadas e seguindo tendências arquitetônicas dos áureos tempos, abrigavam camadas mais privilegiadas da sociedade que compunham o cenário promissor da nossa cidade, a “Manchester Mineira”, e dividem hoje espaço com prédios mais modernos, espelhados e minimalistas, arrojados.. Reafirmando, trata-se de um espaço singular em que convivem passado e contemporaneidade.
E nesse cenário, há um velho casarão sóbrio em seu amarelo genovês, que remete ao tempo em que a Avenida Rio Branco era, puramente, uma sucessão de casarões. E essa edificação constitui significação histórica, calcada na diversidade das composições e nas abundâncias das técnicas, dos materiais e da linguagem decorativa de seus elementos.
Um resistente olhar do tempo que se prontificou em servir à educação e à cultura, com seus balaústres imponentes, mas com sua sobriedade recatada e firme. Esse cenário, tão marcante e meticulosamente edificado, foi onde comecei minha vida como educadora. Sempre chegava naquele casarão, movida também por sua arquitetura inspiradora: sóbria, firme, delicada e de uma elegância discreta, que, inconscientemente, moldou também toda minha vida profissional. Assim como nossos objetivos, um ambiente inspirador nos eleva a alma... assim  creio.
Construído na década de 1920, para abrigar a residência do Coronel Álvaro Martins Vilela, e vinte anos depois, vendido, servindo de residência ao Prefeito Dr. Menelick de Carvalho. Esse “edifício”, tão afetivamente aqui descrito, foi  comprado pelo Governo de Minas Gerais,  e até os dias atuais, abriga a Escola Estadual “Duque de Caxias”.
            O imóvel foi tombado por ser exemplar típico daquela região, e traduz, como escola, os ideais educativos e sociais de seus primeiros proprietários: edificação apalacetada de dois pavimentos, que se implanta com afastamento frontal. Na área fronteira, nota-se, o posteriormente colocado, busto de “Duque de Caxias”, numa justa homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro, cuja data de nascimento foi a mesma da criação do estabelecimento.
São muitas as razões de ser tão marcante a história desse casarão, então escola Duque de Caxias, que é um pouco da minha história, como por exemplo, os olhares das crianças diante da minha sala, esperando o costumeiro abraço, o hasteamento da bandeira nacional às sextas-feiras... Tenho certeza: em termos de educação pública, a escola fez e faz a diferença em nossa cidade.
Um bem imensurável da sociedade juizforana, preservando o passado e cuidando do futuro da nossa cidade, transmitindo conhecimento e valores para as pessoas que por essa escola passaram e ainda passarão.


Referências bibliográficas
Processo no 4533/97-Difusão de Patrimônio cultural/Funalfa/PMJF/IPLAPLAN.
Regimento Escolar da Escola Estadual “Duque de Caxias”/2013.





quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Exemplo de paixão incondicional pela corrida a Corrida e o Ensino


                             Exemplo de  paixão incondicional pelo Corrida e o Ensino         http://www.acessa.com/esporte/arquivo/noticias/2015/08/06-exemplo-de-paixao-incondicional-pela-corrida-e-o-ensino/