sábado, 18 de dezembro de 2021

Valle de La Luna- Deserto do Atacama-San Pedro de Atacama- Chile

Por que conhecer o Atacama?

Motivada pela “Corrida Mountain Do”.por amigos de Juiz de Fora, que comigo compartilharam deste momento único ,Esta foto registra um dos passeios mais lindos," VALE DA LUA. Aqui os cenários de cores saturadas parecem fruto de insolação ou algum delírio causado pelo soroche (mal de altitude), de tão irreal. Porque a vida se impõe no Atacama, no gelo, na areia, no céu, no sal, apesar de tanta aspereza

.Por lembrar de Jesus caminhando no deserto...enfim......

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Viagem na cidade do Panamá

   

Viagem na cidade do Panamá 

 

Relato de um pouco do que guardei da cidade do Panamá .A cidade é linda. Início pelo Canal de Panamá, com o tema: “Um Século Unindo o Mundo”

           Em 2014, o Canal do Panamá comemorou cem anos de unir o mundo. Sua construção e funcionamento durante um século são resultado da inteligência humana e de uma constante inovação.

   Com sua abertura, o Canal transformou o comércio mundial através da redução de tempos, distâncias e custos entre os centros de produção e de consumo.Com uma extensão de 80 km , a via comunica os oceanos Atlântico e Pacífico.

    Minhas impressões: Muita gente vai pra lá somente para ver essa obra magnífica da engenharia moderna… e eu digo uma coisa, é realmente impressionante! tocada em ver o funcionamento do canal eu recomendo.

Casco Antíguo: Encantos da cidade colônia! Restaurantes, casario, teatro, cafés, igrejas...Em especial Igreja de San José com altar feito de mogno e todo folheado a ouro.

Para muitos, é quase inevitável ao falar do Panamá, o que vem à mente em primeiro lugar é o Canal do Panamá. Mas o país tem encantos que vão muito além do Canal, e do pouco que vi no país, o Canal ficaria lá pelo 3º lugar na lista de coisas mais interessantes...

A Cidade do Panamá (capital do país) é uma das mais cosmopolitas capitais a América Central, modernos edifícios se misturam com ruas de arquitetura colonial espanhola, sem contar o litoral, onde você pode escolher onde banhar; se nas águas do Pacífico, do Atlântico ou morrer de amores pelo mar do Caribe...

Para aqueles que acham que o país é só um Canal, vão se surpreender com a herança cultural que ele guarda...

 

 

 


segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

       


Aconteceu na Academia Juiz-forana de Letras: Ciclo de Palestras sobre o amor na Literatura Universal

 Neuza  Marsicano

            Juiz de Fora presenciou, recentemente, e pela segunda edição, um dos eventos mais completos e notáveis sobre o amor na Literatura Universal. Promovido pela Academia Juiz-forana de Letras, o ciclo de palestras, on-line e gratuito, reverberou de forma esplêndida na cidade. Não apenas pela diversidade com que o tema foi tratado, como também pela qualidade dos palestrantes e pela grandeza dessa oportunidade tão democrática, que se iniciou em 25 de agosto e terminou em 17 de novembro do ano corrente de 2021. Nesse ínterim, aconteceu a série de palestras do ciclo, promovido com êxito, toda quarta-feira, pela plataforma Google Meet. Vale ressaltar que, a partir de 75 % de frequência, os organizadores do ciclo emitem certificado para os ouvintes, chancela importante por parte da Academia, na qual notáveis da Literatura e das Letras juizforanas figuram.

            É louvável a oportunização  ao acesso de todo cidadão com interesse em temas nas searas literárias. Que ela seja uma regra da sociedade conectada pelas novas tecnologias: a disseminação dos saberes e a Academia catalisando a formação reflexiva de leitores, reduzindo a distância entre leitores, estudiosos, profissionais e os eventos literários e de formação crítica.

            O tema do amor é atemporal e multifacetado. Alinhado a essa premissa, o evento foi um sucesso ao abarcar tantas nuances do amor na literatura ao redor do mundo: em uma Portugal Medieval e mais recente na obra de Saramago, no Oriente Médio, na Literatura Inglesa, com Emily Brönte, Charles Dickens, nos poemas da americana Emily Dickinson, o amor na literatura de terror e em Drummond, dentre outros. Prestigiosos palestrantes, panorama eclético e completo que cumpriu a que veio. Uma experiência que acrescentou conhecimento, reflexão e o despertar de mais olhares interpretativos sobre a temática do amor ao longo da literatura pelos séculos.

            Após ter mergulhado fundo novamente na experiência de refletir sobre o amor nas grandes obras literárias , considerei o tema como inspiração para novos ensaios. O amor, como sempre, é um ótimo fio condutor de narrativas imponentes e marcantes, mas também é um ângulo instigante para se olhar a natureza dele para que se sucedam perdas, ganhos, loucuras, grandes feitos ou a singeleza do bem-querer. Parabéns à Academia Juiz-forana de Letras por mais uma edição exitosa do ciclo!