quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Aconteceu na Academia Juiz-forana de Letras: Ciclo de Palestras sobre o amor na Literatura Universal



Neuza Maria Marsicano

            Juiz de Fora presenciou, recentemente, e pela segunda edição, um dos eventos mais completos e notáveis sobre o amor na Literatura Universal. Promovido pela Academia Juiz-forana de Letras, o ciclo de palestras, on-line e gratuito, reverberou de forma esplêndida na cidade. Não apenas pela diversidade com que o tema foi tratado, como também pela qualidade dos palestrantes e pela grandeza dessa oportunidade tão democrática, que se iniciou em 25 de agosto e terminou em 17 de novembro do ano corrente de 2021. Nesse ínterim, aconteceu a série de palestras do ciclo, promovido com êxito, toda quarta-feira, pela plataforma Google Meet. Vale ressaltar que, a partir de 75 % de frequência, os organizadores do ciclo emitem certificado para os ouvintes, chancela importante por parte da Academia, na qual notáveis da Literatura e das Letras juizforanas figuram.

            É louvável a oportunização ao acesso de todo cidadão com interesse em temas nas searas literárias. Que ela seja uma regra da sociedade conectada pelas novas tecnologias: a disseminação dos saberes e a Academia catalisando a formação reflexiva de leitores, reduzindo a distância entre leitores, estudiosos, profissionais e os eventos literários e de formação crítica.

            O tema do amor é atemporal e multifacetado. Alinhado a essa premissa, o evento foi um sucesso ao abarcar tantas nuances do amor na literatura ao redor do mundo: em uma Portugal Medieval e mais recente na obra de Saramago, no Oriente Médio, na Literatura Inglesa, com Emily Brönte, Charles Dickens, nos poemas da americana Emily Dickinson, o amor na literatura de terror e em Drummond, dentre outros. Prestigiosos palestrantes, panorama eclético e completo que cumpriu a que veio. Uma experiência que acrescentou conhecimento, reflexão e o despertar de mais olhares interpretativos sobre a temática do amor ao longo da literatura pelos séculos.

            Após ter mergulhado fundo novamente na experiência de refletir sobre o amor nas grandes obras literárias , considerei o tema como inspiração para novos ensaios. O amor, como sempre, é um ótimo fio condutor de narrativas imponentes e marcantes, mas também é um ângulo instigante para se olhar a natureza dele para que se sucedam perdas, ganhos, loucuras, grandes feitos ou a singeleza do bem-querer. Parabéns à Academia Juiz-forana de Letras por mais uma edição exitosa do ciclo!

domingo, 16 de janeiro de 2022

JUIZ DE FORA, 172 anos: “CENÁRIO DE PAZ E CULTURA”


 

JUIZ DE FORA, 172 anos: “CENÁRIO DE PAZ E CULTURA” 

Alegra-me emitir opinião sobre a querida Juiz de Fora, neste momento importante de retomada do desenvolvimento econômico, paralelo ao resgate dos bens culturais que projetaram nossa cidade como pólo cultural de Minas Gerais.

            Juiz de Fora é centro de referência da música barroca mineira e europeia; com destaque para grupos de teatros, clubes sociais, recreativos, e nos esportes, Nossa Universidade Federal, classificada entre as melhores do Brasil e Faculdades particulares, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação abrindo caminho para o conhecimento; escolas públicas e confessionais enfrentando desafios, rompendo barreiras, mas sempre primando pelo ensino de qualidade.

            Tudo isto encanta-me e me faz estar presente nos meios educacionais, culturais, sociais e esportivo de Juiz de Fora.

                                           Obrigada, Juiz de Fora! 

Neuza  de Oliveira Marsicano  Professora e atleta

 

 

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

RONDA /ESPANHA


 

Amigos conheci Ronda, cidade medieval no sul da Espanha, onde foram feitas filmagens e fotografias para a Novela " Deus salve o rei " Assistindo a Novela identifiquei...com as fotos do meu amigo fotográfico Roberto Maciel consegui recordar essa magnífica cidade, com valor paisagístico que oferecem vistas lindas. A cidade foi construído sobre as pedras.