LINHA DO TEMPO DA INTERNET NO BRASIL: 1995 AOS DIAS ATUAIS
por: Neuza Maria de Oliveira Marsicano
1995 Lançamento do JB Online;
- Chega às bancas Internet World, a primeira revista sobre Internet no Brasil (publicada pela Mantel Editora). O Guia de Provedores da revista listava 21 provedores no total;
- Acesso à Internet via Embratel começa a funcionar de modo definitivo.
1996· Link internacional da Embratel: 8 Mbps.
· Gilberto Gil faz o lançamento de sua música "Pela Internet" usando a própria rede;
· Folha de S .Paulo publica o "Guia da Internet", com 4.000 endereços de páginas brasileiras na Web.
1997· Pela primeira vez, o Imposto de Renda pode ser entregue via Internet;
· Primeira Transmissão ao vivo (audio e video) pela internet, na America latina, de um show de rua com mais de 4hs de duração em Belém do Pará.
1998· Estréia o Canal Web, serviço de informações sobre negócios, comportamento, tendências e outros assuntos relacionados à tecnologia e Internet;
· É criado o serviço "Telegrama via Internet" dos Correios;
· Tribunal Superior Eleitoral, em parceria com 11 sites de notícias brasileiros, divulga na Internet os resultados da apuração das eleições de 1998 em tempo real. Os sites têm recorde de acessos.
1999· 7,6 milhões estão conectados á rede no Brasil;
· Cadê? -- uma dos principais diretórios de busca da Web brasileira -- é comprado pelo portal StarMedia.
· Yahoo! Brasil, versão nacional do site de buscas mais famoso e acessado do mundo, entra em operação.
2000· Jornal Estado de São Paulo, lança em março de 2000, o portal www.estadao.com.br;
· O iG lança, no País, o primeiro provedor de acesso grátis à internet;
· O Napster proporciona o compartilhamento de músicas em mp3 entre usuários.
2001· A rede brasileira de pesquisa RNP2 conecta-se a 45 Mbps à rede de alta velocidade Internet2.
2002· Surge as primeiras conexões wireless assim como provedores sem fios.
· Serviços online modificam o comportamento do internauta, como álbum de fotos, e-mail, blogs e instant messengers.
2003· Neste ano a Mozilla desenvolve o browser gratuito Firefox e a Apple lança o iTunes, loja virtual de música.;
· A primeira grande rede a fazer sucesso no Brasil foi sem dúvidas o Orkut.
2004· O uso de webcams começa a se popularizar,
· O Orkut já era referência de rede social.
2005· O MySpace.com é adquirido pela empresa News Corp;
· .O Orkut ganha versão em português e é integrado ao sistema Google .
· Podcasts começam a ganhar força na web.
2006· Brasil confirma uso do padrão japonês para a instalação da TV Digital no PIS;
· Surgiram muitas novas redes, podemos destacar como principal referência o Twitter.
2007· A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil;
· Em setembro o MySpace.com, iniciou suas atividades oficialmente.
2008· Brasil é o 4º país que mais produz lixo eletrônico, pesquisa feita pela empresa de segurança de internet Sophos;
· O número de internautas residenciais no Brasil chegou a 18 milhões.
2009 / 2010/2011· Brasil 65 milhões de internautas;
· Média de 4 horas de navegação por usuário;
· Os brasileiros passam 3 vezes mais tempo online do que na TV;
· A cobertura wi-fi ( ponto de acesso à internet gratuito) no Brasil é mais ampla em São Paulo;
· A meta do governo é massificar, até 2014, a oferta de acessos banda larga e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações do Brasil.
Conclusão
Com esta pesquisa foi possível mostrar o crescimento e investimento na internet no Brasil ao longo destes anos, o que segundo a presidente Dilma Rusef disse em recente entrevista ao site UOL: “A expansão da internet estimula o desenvolvimento e a inclusão social”. Há previsão de crescimento para os próximos anos, de acordo com o Ministério das Comunicações. Observamos o crescimento dos sites de relacionamentos no Brasil.
Concluímos que a cultura, internacionalmente falando, está cada vez mais nas mãos de quem utiliza a internet e cada vez mais estes utilizadores estão sabendo como manusear estas informações.
Fontes de Pesquisa
- Finger Touch.mht
- BLOG TreinaWeb.mht
- http://www.mauriciosalamon.com.br/arquivo/380/evolucao-e-poder-das-redes-sociais
- Érico Guizzo, Internet: O que é, o que oferece, como conectar-se (Editora Ática, 1999)
- UOL História.mht
- CHARLAB, Sérgio. Você e a Internet no Brasil. Rio de Janeiro, Objetiva, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário