segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Maringá: a moderna cidade do Paraná

Maringá: a moderna cidade do Paraná

                                                                                                     Neuza Marsicano

  Quando viajamos, guardamos lembranças e riquezas que nunca se apagam, sendo uma alegria compartilhar essas impressões, curiosidades e emoções com aqueles que leem nossos relatos de viagem.

            Foi com alegria que recebemos, eu e meus familiares, o convite para o casamento do padrinho do meu netinho Matheus, que mora na cidade de Maringá. Não havia ainda tido esse privilégio de conhecer, especificamente, essa cidade do sul do país, apesar de ter visitado a região em outras oportunidades. Nesse Brasil continental, é sempre bom ter algum contexto, pretexto, convite para mais uma aventura rumo ao desconhecido e a novas experiências em lugares diversos, seja em meio à natureza ou mais uma cidade para o portfólio de viagens, pessoal ou familiar.

            Ao chegarmos na cidade o que mais me chamou   atenção foi quando avistamos a torre da Catedral de Maringá. O templo tem o formato cônico que aponta para o céu. Considerando a cruz de 10 metros que fica no topo do cone, a obra é o monumento religioso mais alto da América do Sul. Na sequência, tivemos a oportunidade de assistirmos a uma missa no local, e nos encantamos também com a beleza da Catedral por dentro, onde vitrais projetados pelo artista plástico Lorenz Heilmair colorem as superfícies de acordo com o movimento do sol. Vale pena esse presente aos olhos e à alma.

            Interessante ressaltar que Maringá recebeu dezenas de milhares de imigrantes asiáticos, principalmente japoneses. A cidade também acolheu muitos imigrantes muçulmanos de diferentes cantos do mundo. Para atender tanto muçulmanos quanto asiáticos, lá se encontram tanto templo budista quanto mesquita.

            Ponto turístico da cidade, um de seus maiores tesouros, o mais famoso parque maringaense, o Parque do Ingá, inaugurado na década de 1970, é localizado bem no coração da cidade, sendo uma área de preservação de mata nativa. Em sua área   enorme, a população e os turistas são agraciados com um lago artificial com píer de pedalinhos, quadras, 3 km de pista de caminhada, ciclovia, academias ao ar livre e uma lanchonete. Pertinho do lago, há gruta, na qual foi instalada uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ou seja, natureza, lazer completo e espaço para reflexão e devoção espiritual.

            Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco a rica gastronomia no Mercadão de Maringá. Hoje, o local tem mais de 30 lojas em que se vendem diversos produtos regionais, tais como bebidas, doces, vegetais, temperos, queijos, carnes, dentre outros. Como boa mineira que sou, não poderia deixar de aproveitar os produtos artesanais.

            Assim foi conhecer a cidade de Maringá, muito além do casamento e de sua festa, muito além das fotos: a lembrança de um passeio agradável em uma das cidades mais arborizadas e limpas do país. Ruas floridas. Muito bom caminhar pela cidade e sempre esbarrar em um parque, uma praça. Imperdível, leitores, para um passeio em família em uma cidade linda e acolhedora!

Referências

Site: Turismo Maringá

Site: Wikimedia Commons

 

          

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário