NOVAS TECNOLOGIAS: APOIO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES no Brasil
Modelam a educação em seu tempo”.
(Jerome Bruner)
Resumo
Neste artigo refletimos, inicialmente, através de uma abordagem qualitativa documental, sobre o incentivo ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação, encontrado nos diversos Programas de Políticas Públicas em Educação do Ministério da Educação e na legislação educacional, principalmente aos ligados a área de Educação Superior a Distância, e paradigmas da formação de professores através das políticas públicas proposta pelo governo federal, e dos cursos de formação de professores. Os documentos legais tais como a (LDB) — Lei n° 9.394/96; os Referenciais para Formação de Professores (1999) e o Plano Nacional de Educação (PNE - 2001) foram avanços para o desenvolvimento de uma nova proposta na formação de professores.
Uma análise desses documentos evidencia que a formação de docentes adquire ênfase bastante distinta daquela que até então lhe fora dispensada na agenda das políticas educacionais brasileiras. Esses marcos definem o anúncio de um tempo onde a formação de professores se constitui como objeto central das políticas públicas em educação.
PALAVRAS-CHAVE: políticas públicas - educação a distância – programas-formação de professor
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