sábado, 24 de abril de 2010

Congressos Ibero-Luso-Brasileiros de Política e Administração da Educação de 2010


Amigos, apresento resumo do artigo que apresento no Congresso Ibero-Brasileiro e VI Congresso Luso-Brasileiro na Espanha e em Portugal. Os eventos se realizarão em Elvas, Portugal, nos dias 29 e 30 de abril, e em Cáceres e Mérida na Espanha, nos dias 01 e 02 de maio de 2010.Dia 03 de maio sigo para Sevilla. vou ficar na Residência universitária Oficina de La Residencia.em Sevilla tenho encontro com munha Tutora para ánalise de resultados de Pesquisa.

NOVAS TECNOLOGIAS: APOIO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES no Brasil

1-Neuza Maria de Oliveira Marsicano

neuzaeducacao@yahoo.com.br

“Cada geração dá nova forma ás aspirações que

Modelam a educação em seu tempo”.

(Jerome Bruner)

Resumo

Neste artigo refletimos, inicialmente, através de uma abordagem qualitativa documental, sobre o incentivo ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação, encontrado nos diversos Programas de Políticas Públicas em Educação do Ministério da Educação e na legislação educacional, principalmente aos ligados a área de Educação Superior a Distância, e paradigmas da formação de professores através das políticas públicas proposta pelo governo federal, e dos cursos de formação de professores. Os documentos legais tais como a (LDB) — Lei n° 9.394/96; os Referenciais para Formação de Professores (1999) e o Plano Nacional de Educação (PNE - 2001) foram avanços para o desenvolvimento de uma nova proposta na formação de professores.

Uma análise desses documentos evidencia que a formação de docentes adquire ênfase bastante distinta daquela que até então lhe fora dispensada na agenda das políticas educacionais brasileiras. Esses marcos definem o anúncio de um tempo onde a formação de professores se constitui como objeto central das políticas públicas em educação.

PALAVRAS-CHAVE: políticas públicas - educação a distância – programas-formação de professor


Nenhum comentário:

Postar um comentário