quinta-feira, 14 de junho de 2012

BLOG : UM DIÁRIO VIRTUAL


Talvez você conheça alguém que foi adolescente na década de 1980 (ou mesmo você tenha sido). Um hábito muito comum naquela época (além de colecionar as figurinhas Amar é... e papel de cartas) era registrar no diário secreto (alguns tinham até chave) os sentimentos, desejos e frustrações do dia-a-dia da vida. Os adolescentes de hoje continuam com esse hábito. No entanto, o meio para isso mudou, pois passaram a escrever on-line, utilizando o blog. O que era segredo já não precisa ser mais.
É preciso que se diga que o blog (abreviação de weblog) não é restrito a adolescentese que nem todos têm acesso a essa ferramenta porque também a internet ainda não está democratizada no país.
Há blogs com caráter jornalístico, com conteúdo político e, é claro, de entretenimento. E por que não um blog com fins pedagógicos? Ainda há receio de educadores sobre essa ferramenta, principalmente porque consideram a escrita teclada uma variação inadequada da linguagem escrita. Por outro lado, há aqueles que a consideram criativa, promotora do exercício da imaginação e incentivadora da leitura.
Conflitos teóricos à parte, o blog pode servir como espaço de intercâmbio e de colaboração; espaço de debate e de integração. Esse ambiente pode tornar visível a produção dos autores, permitindo autoria múltipla. Pode também ser utilizado para avaliação de forma longitudinal. Isso permite registrar a história dos esforços, progressos e conquistas dos alunos.
Interessante ainda é pensar que o blog pode propiciar debates entre turmas de escolas ou de universidades sobre determinado assunto. Este tipo de atividade tem potencial educativo, uma vez que desenvolve competências de pesquisa de informação e de domínio da comunicação escrita, contribuindo para o exercício da tolerância a pontos de vista  diferentes.

 2 (MAIA e MATTAR, 2007)



Nenhum comentário:

Postar um comentário