segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Artigo Publicado na Revista EDaPECI


,Recomendo a leitura. ...em especial o artigo que escrevi com a prof. Marcia Siervi

Revista EDaPECI acaba de publicar seu último número emhttp://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.Prof. Dra. Maria Neide Sobral...Departamento de Educação Universidade Federal de Sergipe (UFS) — São Cristóvão, Sergipe, Brasil.revistaedapeci@gmail.comProf. Dra. Maria Neide SobralProf. Dra. Maria Neide Sobral,


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


Resumo
Este estudo teve como objeto avaliar o modelo de gestão dos cursos de graduação e de pós-graduação a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo principal era levantar e analisar acerca dos processos de implantação, implementação e gerência acerca dos cursos de Especialização em Mídias na Educação (CEME) e Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Básico (TICEF). Optou-se por uma metodologia de cunho qualitativo, a partir de levantamento de informações primárias e pesquisa bibliográfica, além de depoimentos, através de entrevistas abertas, os quais foram analisados com base na teoria da Análise do Conteúdo. Concluiu-se que os processos gerenciais utilizados nos cursos de graduação e de pós-graduação a distância analisados atendem os requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a oferta de cursos na modalidade da Educação a Distância (EAD) no Brasil.
Palavras–chave: Gestão, EAD, Formação Continuada.

Abstract
The object of this research is to evaluate the pattern of graduation and pos-graduation distance course of Universidade Federal de Juiz de Fora. The principal aim is to collect and analyse the implantation, implementation and management of a Specialization in Media in the Education, Technology of Information and Communication in Fundamental Teaching courses. A qualitative methodology was chosen due to the complexity of this research, and it was supported by primary information study, bibliographic research, and opinions collected in open interviews, which were analyzed based on The Analysis of Subject Theory. It was concluded that the management processes applied to the graduation and pos-graduation courses met the quality patterns required by the  Ministry of Education.

Keywords: Management, Education of Distance, Training Continued.

Resumen
Este estudio tiene como objetivo evaluar el modelo de gestión de los cursos de graduación y de postgrado a distancia de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF). El objetivo principal era recaudar y analizar acerca de los procesos de implantación, implementación y gestión de los cursos de especialización en los medios de comunicación en la Educación (CEME) y Especialización en Información y Comunicación en la tecnología de la Educación Básica (TICEF). Optamos por una metodologia de carácter cualitativo, basado en una encuesta de información primaria y una encuesta bibliográfica, además de testimonios, a través de entrevistas abiertas, los cuales fueron analizados con base en la teoria del Análisis del Contenido. Se concluye que los procesos gerenciales utilizados en los cursos de graduación y de postgrado a distancia analizados cumplen con los requisitos de cualidad exigidos por el Ministerio de Educación (MEC) para ofrecer cursos en la modalidad de la Educación a Distancia (EAD) en Brazil.
Palabras–clave: Gestión, EAD, Formación Continuada


Nenhum comentário:

Postar um comentário