segunda-feira, 25 de julho de 2016

"O CONTÍNUO DESAFIO DE AUMENTAR A QUALIDADE NA EAD"



Ninguém pode ignorar o crescimento qualitativo e quantitativo conquistado pela EAD no Brasil nos últimos anos. Os resultados excelentes do desempenho no ENADE por quem estudou a distância, a significativa preferência de novos estudantes universitários pela EAD acima do presencial, e a expansão de investimentos na EAD por parte de muitos setores interessados na aprendizagem formal e não-formal são indicativos de que nossa comunidade está atuando positivamente e proativamente.

Mas isso não basta. Chegou o ponto no qual precisamos calibrar, de forma mais apurada possível, a qualidade de nossos trabalhos ministrando programas de EAD. Nenhuma instituição pode "descansar em cima de suas conquistas". Nesses tempos dinâmicos, a única coisa permanente é a mudança—em nosso caso, os interesses, os hábitos e a prontidão acadêmica dos aprendizes mudam; a natureza e disponibilidade de materiais para a aprendizagem e da tecnologia também se alteram.

Por isso, é um desafio, reconhecendo essas novidades, manter o pensamento vigilante sobre a eficácia de nosso trabalho. A qualidade em educação é identificável pela comprovação de que os estudantes efetivamente aprenderam aquilo que o curso se propôs a ensinar. Como comprovar isso? Existem variadas técnicas, antigas e novas, e temos a obrigação de sempre criar maneiras cada vez mais seguras e inteligentes para tal.

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