domingo, 26 de fevereiro de 2023

Eu Gosto de ......


 


                         Feliz em participar desta Antologia    

   EU GOSTO DE .....

                          Que ambivalência! Ao mesmo tempo em que parece tão fácil e espontâneo falar sobre algo de que gostamos, parece que nunca conseguimos gerenciar tão bem as palavras para que correspondam a intensidade desse deleite!

            “Eu gosto de correr!’, desde pequena que pensamento argênteo! É da infância que veio o gosto pelo esporte, e isso me marca muito com tanta saudade: momentos alegres e que moldaram também o ser humano que hoje sou. Eram tantas brincadeiras: de escolinha, de bonecas, andar a cavalo fazenda afora, pular corda, jogar peteca. Mas correr sempre foi “o” esporte pra mim. E isso continuou quando fui estudante de colégio interno. Como não havia nada de tecnologia, o tempo era dividido entre estudar muito e diversão com jogos lúdicos e esportes. Dentre os esportes: pingue-pongue, vôlei e a corrida, como sempre.

            Fui professora de Educação Física e diretora da Escola Estadual “Duque de Caxias” na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Na gestão dessa escola, viabilizei a construção de uma quadra esportiva, sempre valorizando o esporte. Porém, ainda não era atleta.

            Minha vivência no atletismo começou há 10 anos, na modalidade “Corrida de Rua”, a prática mais popular no Brasil, com maior número de adeptos, muito em função de ser tão democrática, abarcando iniciantes até atletas profissionais, de todas as faixas etárias possíveis. O primeiro passo foi o incentivo de uma amiga; o segundo: minha inscrição no Ranking de Corridas Rústicas da Prefeitura de Juiz de Fora.

            Gostei tanto que continuo praticando até hoje. E assim, o que começou como experimentação, curiosidade…tornou-se, enfim, uma rotina em minha vida. Já me perguntei o porquê de não ter começado antes, pois, O Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora – projeto social da Prefeitura de Juiz de Fora foi criado há 33 anos. Trata-se de um pilar importante de incentivo ao esporte em nossa cidade que veio evoluindo e inovando a cada edição: o número de participantes foi aumentando e a qualidade das corridas também. O resultado é que hoje as corridas de rua de Juiz de Fora estão equiparadas às corridas dos grandes centros urbanos.

            Priorizo as corridas organizadas pelo Ranking de Corridas Rústicas /SEL e também todas as outras da nossa cidade, que, por sua vez, são organizadas por empresas locais. Exemplos são: Corrida da Fogueira, Corrida Camilo dos Santos, Corrida “Duque de Caxias”, dentre outras. Porém, participo também de corridas em outras cidades da região, em outros estados (a São Silvestre é uma delas) e até em outros países (Argentina, Chile, Peru, Marrocos).

            Fato inesquecível: em 2016 a cidade de Juiz de Fora fez parte da rota de cidades que receberam a Tocha Olímpica, o símbolo máximo das Olimpíadas. Orgulho por ter sido selecionada para ser um dos condutores em nossa cidade.

            Sou corredora feliz por correr mundo afora...Neuza Marsicano Professora, cronista e atleta.

           

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário