sábado, 15 de outubro de 2011

Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância


Começou dia 3 de outubro, o VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, o Esud 2011, em Ouro Preto, Minas Gerais. O tema desta edição é “A EAD e a Transformação da Realidade Brasileira” e visa a abordar os aspectos da modalidade no campo social, com intuito de evidenciar as potencialidades para a transformação da realidade brasileira.
O Pró-Reitor de Assuntos Acadêmicos da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Flávio Takakura, participou do primeiro dia do ESUD. O ex-diretor do Centro de Educação a Distância da UFJF apresentou o minicurso “Gerenciamento em EAD”. A proposta desta atividade é de co-autoria da professora Eliana Ferreira, coordenadora da Especialização de Esportes e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência, da mestranda em Gestão de Projetos, Kahan Monteiro de Carvalho e do Coordenador Pedagógico da Especialização, Otávio Rodrigues de Paula.
O minicurso destacou a gestão e a sistematização dos projetos pedagógicos da modalidade a distância, a partir da experiência do curso Esporte e Atividades Físicas para Pessoas com Deficiência. Segundo Takakura, a experiência no Cead/UFJF permitiu a organização da estrutura de um curso a distância baseado, sobretudo, na gestão de projetos, independente do órgão fomentador.
Na oportunidade, o professor catedrático da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNEDE – Madri), Santiago Castillo, apresentou a vivência e conhecimento em EAD da instituição espanhola que há 30 anos oferece cursos na modalidade. De acordo com a professora Eliana Ferreira, a vantagem é poder correlacionar a fala do professor Castillo ao que foi realizado na especialização do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Na quarta-feira, o Pró-Reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone, ministrará a palestra “Ensino presencial e Ensino a distância”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário